segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O POÇO ESCURO

A Reserva Florestal do Poço Escuro é uma área com 17 hectares de mata ciliar existente no grotão que abriga as principais nascentes do Rio Verruga, na vertente sul da Serra do Periperi. Apesar da forte pressão antrópica provocada pela ocupação urbana no entorno, o Poço Escuro foi preservado desde a origem do Arraial da Conquista, talvez por conter a principal fonte de água que abastecia a população até meados do século passado. Sua vegetação, composta por árvores de copas altas, lianas e cipós, com pouco subosque, se desenvolve em solo mais profundo e com umidade ideal para o amplo crescimento das plantas.

A diversidade da flora e da fauna (que ali encontra um refúgio protegido), aliada à beleza da paisagem natural, continua atraindo o interesse de estudantes, professores, pesquisadores e visitantes da comunidade local e regional.

Face às características biológicas da Mata e diante da crescente demanda de visitação, a SeMMA tem adotado medidas que visam ao oferecimento de condições de conforto e segurança, bem como de informações para a correta interpretação do ambiente, propiciando, assim, a sensibilização e a conscientização da comunidade para a preservação do Polo Escuro e sua utilização como espaço de lazer e fonte de pesquisas.

Na Mata do Poço Escuro são encontradas espécies representativas da biodiversidade da flora: gonçalo-alves (Astronoium graveolens), canela (Ocotea velutinna), guanandi (Calophyllum brasiliensis), araticum-cagão (Annona cacans), olho-de-cabra (Ormosia arborea), ipê-amaraleo (Tabebuia sp.), angico (Piptadenia sp.), angico-branco (Anadenanthera colubrina), sucupira (Bowdichia virgiloides), copaíba (Copaifera langsdorffii), orelha-de-negro (Enterolobium contortisiliqumm), almecegueira (Protium heptaphyllum), carvalho-brasileiro (Roupala brasiliensis), além de orquídeas (Catthleya sp., Oncidium sp.)e palmeiras.

Espécies ocorrentes no Poço Escuro, como a braúna (Melanoxylum braunia), a samambaiaçu-imperial (Dicksonia sellowiana) e o cipó-escada-de-macaco (Bauhinia smilacina), integram a lista oficial de espécies ameaçadas de extinção (IBAMA, 1992).


Fonte: SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Poço Escuro. Disponível em: . Acesso em: 16/11/2009.

Nenhum comentário: